sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os Sete Selos do Apocalipse

APOCALIPSE 5.1-5

INTRODUÇÃO
Um Livro – Este livro é de máxima importância, porque contém a revelação do que Deus determinou para o futuro do mundo e da humanidade. Descreve como o mundo será julgado, bem como o triunfo final de Deus e seu povo sobre Satanás e todo o mal. Quando cada selo é aberto, uma parte do conteúdo do livro é revelada numa visão (Ezequiel 2.9,10).
QUEM ABRIRÁ O LIVRO?
João chorava muito, porque sabia que se não fosse achada uma pessoa digna para abrir o livro, o propósito de Deus, de juízo e de bênçãos para o mundo permaneceria sem cumprimento.
O Cordeiro, como havendo sido morto. Cristo, aparecendo como um cordeiro que leva as marcas de ter sido morto, mostra que Ele ofereceu-se a si mesmo no Calvário para expiar os pecados da raça humana. Significa que a dignidade, poder, autoridade e Vitória de Cristo provêm da sua morte sacrificial na cruz (vv. 9-14).
“Cordeiro” é o símbolo principal para representar Cristo. Cristo julgará os que rejeitaram o seu sacrifício como o Cordeiro de Deus.

ABERTURA DO 1º SELO
Apocalipse 6.1,2

Havendo o Cordeiro aberto um dos selos. O próprio Cristo (Cordeiro) rompe os selos que desvendam os julgamentos devastadores de Deus contra o mundo.
Isso indica que os julgamentos são divinos na sua origem, pois foram entregues às mãos de cristo.
Aberto um dos selos – Alguns intérpretes entendem que o rompimento do primeiro selo    é o início da tribulação de sete anos, e o tempo futuro de sofrimento e Juízos sem precedentes que antecedem a segunda vinda de Cristo à Terra.
Outros crêem que os elos descrevem os últimos três anos e meio da tribulação, frequentemente chamado de “A Grande Tribulação”.
Ainda outros consideram que são o começo do julgamento divino, perto do fim da presente era. Os julgamentos divinos ocorrem em séries sucessivas. A primeira série é a dos Sete Selos; a segunda é a das sete trombetas e a Terceira a da sete taças.
“Ao abrir o primeiro selo, aparece:”
Um cavalo branco – O Cordeiro abre o primeiro selo e a ordem vem do trono de Deus. “Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.” O primeiro cavaleiro avança. Entre os quatros cavaleiros apocalípticos, o primeiro assume uma posição especial. Quem é ele? Muitos pensam que Jesus devido ao cavalo branco, mas essa interpretação é refutada pelos seguintes fatos:

1º- O Senhor Jesus Cristo já revelou-se aqui como “Cordeiro como tinha sido morto”; como cordeiro que abriu os selos.
2º- Somente o Senhor Jesus é digno de abrir os selos, e o selo que ele abre agora e a ordem de Deus fazem avançar esse cavaleiro do cavalo branco.
3º- O cavaleiro do cavalo branco está claramente subordinado à jurisdição de Deus; ele age sob ordens: “vem!” “vai!”.
4º- Além disso, esse primeiro cavaleiro com sua coroa e o cavalo branco nunca poder ser Cristo, porque ao Senhor nunca seguem guerra, fome e morte.

Fica claro, portanto, que nesse primeiro cavalo temos um vulto sinistro, sim, o personagem mais sinistro da história Mundial: o anticristo. O anticristo começará agora, impelido pelo trono de Deus, seu enganoso avanço vitorioso na terra e ninguém pode guerrear com ele.

ABERTURA DO 2º SELO
Apocalipse 6.3,4

Outro cavalo vermelho – O cavalo vermelho e seu cavaleiro representam a guerra e a morte violentas, que Deus permitirá quando trouxer sua ira contra o mundo. (Zacarias 1.8 e 6.2). A tribulação será um período de violência morte e guerra.
A profecia nunca se contradiz. Pelo contrário, ela é uma maravilhosa harmonia! Assim, por exemplo, Isaías e Miquéias fizeram afirmações idênticas sobre o futuro de Sião, como nos últimos tempos o monte do Senhor será elevado e muitos povos afluirão a ele. Vejamos:
* Marcos 13.5-7                                                     * Mateus 24.4-6
* Lucas 21.8-9.
ABERTURA DO 3º SELO
Apocalipse 6. 5,6)

Um cavalo preto – O cavalo preto com seu cavaleiro, simboliza uma grande fome (Jeremias 4.26-28; Lamentações 4.8,9 e 5.10).
Haverá escassez de produtos básicos de sobrevivência, e a carestia será grande, a fome se alastrará por todo o mundo. O “azeite” e o “vinho” referem-se à oliveira e à videira, que não sofrem tanto na seca quanto os cereais. Embora tenha havido fome durante a época da Igreja (Mateus 24.7), esse trecho alude a uma fome específica durante a tribulação.
Mais uma vez seja frisado: se bem que os juízos dos selos sem dúvidas se realizam intercaladamente, João somente pôde descrevê-los um após o outro. Mas os quatros cavaleiros figuradamente trotam juntos pelo mundo, para realizar sua destruição. O cavaleiro do cavalo preto tem uma balança em suas mãos. Isso significa fome. Pois já há muita fome no mundo.
Aí passamos a ter uma noção de como a situação será terrível durante a época anticristã, quando em todo o mundo milhares e milhares de pessoas sofrerão a morte pela fome. Se em tempos antigos o Senhor também não poupou Israel nesse sentido por causa do seu pecado (pois Israel também sofreu fome) quanto menos vai poupar um mundo que se rebela contra ele. Notemos o que diz no Livro de Lamentações 4.9.

OBS: Cevada = alimento para animais;
         Trigo    = alimento para ser humano;
         Denário = um dia de trabalho;
         Azeite    = produto da oliveira (Espírito Santo);
         Vinho    = produto da videira – uva (sangue).

ABERTURA DO 4º SELO
Apocalipse 6.7,8

Um cavalo amarelo – O cavalo amarelo ou pálido e seu cavaleiro que se chama Morte simbolizam uma escalada de guerra terrível, também de fome, morte, pragas, enfermidades e das feras perigosas. Esse julgamento será terrível que uma quarta parte da raça humana será morta.
Esse quarto cavaleiro quase não precisa ser explicado. Ele recolhe uma grande e terrível colheita. O anticristo realmente é o coveiro do mundo, trará ao mundo morte e destruição. A morte não é um ser pessoal, mas o salário do pecado, conforme Romanos 6.23.
Aqui ela é representada como cavaleiro sobre o cavalo amarelo (ou descorado: a cor dos cadáveres). Ela arrasta atrás de si o inferno.

ABERTURA DO 5º SELO
Apocalipse 6.9-11

Quando é aberto o quinto selo, João vê o que está acontecendo no céu. Os “mortos por amor à Palavra de Deus” são os que foram martirizados por sua fé em Cristo e pela verdade da sua palavra.

1º- A eles foi dito que tivessem paciência, porque muitos outros ainda morreriam pela sua fé em Cristo.
2º- O período da tribulação será um tempo terrível de perseguições para quem crer no Evangelho e permanecer fiel a Deus e à sua Palavra.

ABERTURA DO 6º SELO
Apocalipse 6.12 – 7.1-17


Houve um grande tremor de terra. Os juízos catastróficos de Deus, descritos aqui abrangem terremotos físicos no mundo, comoções cósmicas, densas trevas e terror para os habitantes da terra. Isso ainda não é o fim da tribulação, vem ainda o sétimo selo.
Todos os que não foram arrebatados da terra para encontrar o Senhor nos ares, experimentarão pavor e desespero ao procurarem fugir para esconder-se.

ABERTURA DO 7º SELO
Apocalipse 8.1-6

Aqui começa outra etapa de julgamento.

Veremos na próxima seqüência de estudos.

As Sete Trombetas do Apocalipse

APOCALIPSE 8.1-6

INTRODUÇÃO

            A abertura do sétimo selo (conforme o estudo anterior) dá inicio aos juízos das sete trombetas. Os juízos das trombetas são juízos parciais, ao passo que os juízos da sétima trombeta anunciará as sete taças da ira de Deus, como foi a abertura do sétimo selo, dando início consecutivamente aos juízos das trombetas.
            O silêncio no céu deve-se ao horror diante dos julgamentos vindouros contra o pecado.

O TOQUE DA PRIMEIRA TROMBETA
Apocalipse 8.7

            Começam os quatros primeiros julgamentos das trombetas. Uma terça parte da vegetação da terra é destruída por fogo e saraiva; uma terça parte do mar e dos rios é poluída; os céus, o sol, a lua e as estrelas são escurecidos durante uma terça parte do dia e da noite. Os julgamentos afetam os seres humanos também, pois muitos são mortos. O julgamento é limitado a uma terça parte do mundo, porque o propósito do julgamento é advertir as pessoas e traze-las ao arrependimento.

O TOQUE DA SEGUNDA TROMBETA
Apocalipse 8.8-9

            Isto pode ser um grande meteorito, que cai no mar e torna a sua terça parte em sangue. Além de matar a terça parte da vida marítima, ainda destrói a terça parte dos navios que estarão no mar.

O TOQUE DA TERCEIRA TROMBETA
Apocalipse 8.10-11

            Cai do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas. O nome desta estrela é absinto. Absinto é uma planta amarga que representa o julgamento divino e a tristeza humana.
            Ao cair essa estrela, as águas se tornarão amargas, e muitos homens morrerão por causa das águas amargas.

O TOQUE DA QUARTA TROMBETA
Apocalipse 8.12,13

            A terça parte do sol, a terça parte da lua e a terça parte das estrelas escurecerão e a terça parte do dia não brilhará, ficará semelhante à noite.
            João viu um anjo, aqui nos mais depurados textos gregos contém “águia” ao invés de “anjos”. O tríplice “ai” de lamentação da águia é para advertir que os três próximos julgamentos serão muito mais extensos e devastadores do que os precedentes. O quinto e o sexto toque envolverão forças demoníacas terríveis.

O TOQUE DA QUINTA TROMBETA
Apocalipse 9.1-12.
A estrela que cai do céu é provavelmente um anjo que executa o julgamento divino, é citado como “ele” no versículo 2.
            O poço do abismo, é o lugar de aprisionamento dos demônios.
            A besta, que é o anticristo, sai do abismo onde Satanás ficará preso por MIL ANOS.
            Estes gafanhotos representam um vultoso número de demônios e também intensas atividades demoníacas na terra, perto do fim da história. Tem poder de escorpiões para causar dores e grandes sofrimentos. Seu ataque é dirigido contra os ímpios na terra durante um período de cinco meses, mas não lhes será permitido atormentar os crentes. A dor provocada pelos gafanhotos (demônios) é tão severa, que as pessoas desejarão morrer, mas não lhes será possível.
            Este julgamento revela que a iniquidade e a impenitência com toda a certeza, receberão a retribuição divina e que quando as pessoas se opõem a Deus e à sua Verdade, preferindo o mal, tornarão vítimas de Satanás. Forças malignas tomarão posse da sua natureza, alma e vida.
            A aparência e os ruídos dos demônios serão aterradores. Suas couraças, talvez signifiquem que armas humanas não poderão destruí-las.
            O anjo que comanda os gafanhotos é chamado de “Abdon” ou “Apolion”, que significam respectivamente: “destruição”, “destruidor”.

O TOQUE DA SEXTA TROMBETA
Apocalipse 9.13-21

            O sexto anjo solta quatro anjos, que devem ser anjos maus  (demônios), posto que os anjos santos não vivem presos. Os quatro anjos são soltos para matar uma terça parte da população do mundo. São soltos junto ao Rio Eufrates porque, na história do Antigo Testamento, a área do Eufrates simboliza uma invasão militar através da qual DEUS exerce julgamento.
            Os intérpretes bíblicos diferem grandemente entre si quanto o significado os duzentos milhões de cavaleiros. Alguns dizem que representam espíritos demoníacos vindo do abismo, sob a liderança dos quatro anjos. Outros entendem que são tropas de cavalaria, representando muitos exércitos reunidos para a batalha.
            Fogo, fumaça, e enxofre, isso lembra o julgamento de DEUS contra Sodoma e Gomorra. Essas Palavras são de advertências de DEUS no sentido de que aqueles que andam nos caminhos pecaminosos de Sodoma e Gomorra, com toda certeza experimentarão o castigo delas.
            Nem o julgamento divino leva as pessoas ao arrependimento. Isso demonstra  as profundezas pecaminosas da depravação humana, com seu apego aos prazeres pecaminosos do mundo. Os pecados mais graves dos últimos dias e do período da tribulação são:

1-       Adoração aos demônios e a prática do espiritismo, ocultismo e magia negra;
2-       Homicídios e violências;
3-       Feitiçarias, que inclui drogas, ocultismo em geral e bruxaria;
4-       Imoralidade sexual e a pornografia;
5-       Roubo e iniquidade.
A feitiçaria aumentará muito nos últimos dias, antes do período da tribulação e durante ele. A feitiçaria está vinculada ao ocultismo. Isso inclui a pretensa comunicação com os mortos, poderes sobrenaturais, paranormais e demoníacos, com o propósito de manipular ou influenciar coisas ou pessoas. O uso das drogas costuma fazer parte da feitiçaria.

O TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA
Apocalipse 11.15-19

            O soar da sétima trombeta anuncia que o mundo tornou-se o reino de CRISTO, e que Ele reinará para sempre. Noutras palavras, a sétima trombeta, abrange eventos que estendem até a volta de Cristo e que incluem, portanto, os julgamentos das sete taças. O soar da sétima trombeta é seguido de um trecho parentético, revelando alguns eventos relacionados com o período da tribulação.

            Os vinte e quatro anciãos profetizam o que acontecerá na vinda de Cristo. As nações ficarão enfurecidas, os mortos serão julgados e Deus destruirá os iníquos que destruíram a terra.

As Sete Taças do Apocalipse

APOCALIPSE 15.1-8

I – O DERRAMAR DA PRIMEIRA TAÇA
Apocalipse 16.1,2

            Começa o derramamento das sete taças da ira de Deus antes da volta pessoal de Cristo a terra. Uma grande guerra mundial ocorrerá perto do fim desses julgamentos. Esses julgamentos serão mais intensos e mais severos que os anteriores.

II – O DERRAMAR DA SEGUNDA TAÇA
Apocalipse 16.3

            O mar tornou-se sangue. O mar fica tão contaminado que toda criatura vivente dentro dele morre, e sua cor poluída parece sangue. O mesmo ocorre também com as fontes dos rios.

III – O DERRAMAR DA TERCEIRA TAÇA
Apocalipse 16.4-7

            Também as águas dos rios e das fontes das águas se tornarão em sangue, porque assim como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, haverão de beber sangue, porque são merecedores.
            Aqueles que questionaram a justiça de Deus nos seus juízos, não compreendem o mal hediondo do pecado, nem a intensa ira de Deus contra ele. Um Deus justo e Santo por natureza, opõe-se ao mal e ao castigo.

IV – O DERRAMAR DA QUARTA TAÇA
Apocalipse 16.8,9

            O sol tornou-se abrasador para abrasar os homens. Uma grande onda de calor se espalhará por toda a terra, de modo insuportável, que as pessoas blasfemarão contra Deus. Seus corações endurecidos recusam a arrepender-se. Compare isso com a condição  sublime dos que estão no céu, dos quais está escrito: “nem sol, nem calor algum, cairão sobre eles” – Apocalipse 7.16

V – O DERRAMAR DA QUINTA TAÇA
Apocalipse 16.10,11

            A quinta taça começa a lançar em confusão o domínio mundial do anticristo. Esse julgamento específico é centralizado no seu quartel general e nos seus seguidores.
            Não se arrependeram. No meio do terrível julgamento divino, homens, mulheres optarão por viverem no pecado e por persistirem na rebelião contra a justiça de Deus. O arrependimento é o único ato que pode interromper os julgamentos divinos, mas se recusam a fazê-lo.

VI – O DERRAMAR DA SEXTA TAÇA
Apocalipse 16. 12-16

            Os reis do oriente, trata-se das nações do oriente, que, impulsionados por forças satânicas, participarão de uma grande batalha (conflito), a saber, a GUERRA DE AMARGEDON.
                O sexto anjo prepara o caminho para a guerra final da presente era, secando o Rio Eufrates para deixar os exércitos do oriente aproximarem-se de Israel.
            As rãs, esses espíritos imundos, são demônios que operam milagres, e, assim, enganam as nações para apoiarem o mal, o pecado e o anticristo. O “dragão” é o mesmo Satanás, e a “besta” equivale ao anticristo.
            Os demônios que farão prodígios, durante a tribulação. Os governantes das nações ficarão endemoninhados. Enganados por Satanás através de seus milagres, farão um plano louco que lançará o mundo inteiro num grande holocausto.
            O Amargedon, localizado no centro norte da Palestina. Significa “Vale de Megido”, será o ponto central da grande batalha, naquele grande dia do Todo Poderoso. Essa guerra será travada perto do fim da tribulação e acabará quando Cristo voltar para destruir os ímpios, libertar o seu povo e para inaugurar o seu REINO MILENAR OU MISSIÂNICO. Note os seguintes fatos tocantes a esse evento:
                        * Os Profetas do Antigo Testamento, profetizaram o evento (Jeremias 25.31), (Sofonias 3.8) e (Zacarias 14.2-5).
                        * Satanás e seus demônios reunirão muitas nações sob a direção do anticristo afim de guerrear contra Deus e seus exércitos, contra seu povo e para tentar destruir Jerusalém. (II Tessalonicenses 2.1-4) e (Zacarias 12.1-3). Deus também enviará destruição e terremoto sobre o mundo inteiro nesse período, porque Ele mesmo sairá à batalha (Zacarias 14.3).
                        * Cristo voltará e intervirá de modo sobrenatural destruindo o anticristo, os seus exércitos e todos aqueles que desobedeceram ao Evangelho (Zacarias 14.4,5) e (II Tessalonicenses 2.8).

VII – O DERRAMAR DA SÉTIMA TAÇA
Apocalipse 16. 17.21

            Este julgamento simboliza o final das sete taças da ira de Deus sobre a terra.
            Vozes, relâmpagos e trovões ecoaram, e um grande terremoto como nunca tinha havido antes, desde que há homens sobre a terra. O terremoto foi tão grande que fendeu a grande cidade (Jerusalém) em três partes e todas as cidades das nações caíram.
            Deus também se lembrou da grande Babilônia, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.
            Sobre os homens caiu uma grande chuva de pedras. Pedras do peso de um talento (cerca de 34 kg). E os homens blasfemaram de Deus, por causa das pragas da chuva de pedras, porque a sua praga era muito grande.


Que Deus nos abençoe!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Batismo nas Águas - Parte I



Estudo preliminar para candidatos ao Batismo.


O Batismo águas é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nós testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo nas águas é um símbolo de “sepultamento”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura” ali enterramos o nosso “velho homem” a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo no batismo. É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando de que o “batismo não salva”, etc. Porém NÃO existe outra forma bíblica, pela qual, o crente entra para a Igreja que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte da Igreja o crente precisa ser batizado, caso ele não seja batizado, ele pode até frequentar um igreja mas não faz parte da Igreja de cristo, esta fora. O crente ao ser batizado passar a participar da mesa do Senhor, ou seja, da Santa Ceia, o crente que não é batizado não pode participar pois ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo. Ora todo crente tem a necessidade de “comer o corpo e beber o sangue de Jesus” pois Jesus mesmo disse em João 6:53 “Quem não comer o meu corpo (pão da santa ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da santa ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”, em outras palavras : “ quem não comer o pão e não beber o sangue de Jesus NÃO tem a vida eterna veja : 1) A pessoa crê; 2) A pessoa é batizada; 3) A pessoa participa da Ceia , esta pessoa esta de acordo com a Palavra, esta pessoa esta salva! É verdade que só batizar não garante a salvação, é preciso primeiro CRER em JESUS CRISTO como seu SENHOR E SALVADOR.

QUEM DEVE SER BATIZADO ?

Jesus disse em Marcos 16:16 “quem crer e for batizado será salvo”, se você diz que CRÊ em JESUS mas ainda não passou pelo batismo esta esperando esta esperando o que? JESUS VOLTAR!?! Alguns dizem que não precisam se batizar para se salvar, estes estão errados! Eles dizem que aquele ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz, não foi batizado e foi salvo pois Jesus lhe disse : “ainda hoje estarás comigo no paraíso” Lucas 23:43, neste texto temos que considerar alguns pontos 1) O Ladrão estava na cruz, você esta numa cruz? 2) O ladrão não teve tempo de se batizar, você não tem tempo também? 3) O ladrão estava perto da morte, você esta perto da morte também? Este ladrão da Cruz estava simbolizando aquelas pessoas que no leito da morte se arrependem de seu pecados e aceitam Jesus, não dando tempo assim para se batizarem, neste único caso a pessoa é salva! Mas se você tem tempo, está com vida e diz que já aceitou a Jesus e ainda não é batizado talvez seja hora de rever seus conceitos pois o BATISMO é ordem, mandamento e tem que ser OBEDECIDO!

JESUS NOS ORDENOU QUE SEJAMOS BATIZADOS NAS ÁGUAS

Mateus 28:19 “fazei discípulos BATIZANDO-AS” O apóstolo Pedro também pregou o batismo Atos 2:38, o apóstolo Paulo também Atos 22:38, muitos outros versículos veremos neste estudo que nos falam sobre o batismo, pois todos são prova evidente da conversão genuína a DEUS disse Jesus “pelos frutos se conhece a árvore” Mateus 12:33. O batismo é fruto da obediência ao mandamento de Jesus Cristo.

O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS

A – O Batismo é símbolo de morte – Romanos 6:3,4
B – O Batismo é revestimento de Cristo – Gálatas 3:27
C – O Batismo é ressurreição com Cristo – Colossenses 2:12,13


TIPOS DE BATISMO

ASPERSÃO (borrifamento) É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa usado na Igreja Católica

AFUSÃO ( derramamento) É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional
IMERSÃO ( mergulhamento ) É a pratica correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Evangélica.

Destes três tipos de batismo o mais correto é o batismo por IMERSÃO pois a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir, ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água , então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado, e NÃO ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão, deduzimos que JESUS foi batizado por IMERSÃO, ou seja ele foi MERGULHADO na água , caso contrario se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio, também em Atos 8:38,39 quando o evangelista Felipe batizou o eunuco, diz “ pararam a carruagem e desceram ambos na água”, vemos aqui que, se o batismo fosse por aspersão ou afusão o eunuco mandaria que seus servos lhe trouxessem água do rio para ser batizado e não irem ambos ao rio para ser batizado, nos deixando claro que Felipe batizou o eunuco por imersão. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” agora eu te pergunto como é que sepulta a pessoa ? em pé ou deitada ? No batismo de IMERSÃO deita-se a pessoa na água, a água aqui simboliza o sepulcro a cova onde será ‘enterrada’ afundada a pessoa alI irá ficar a velha vida de pecado e ao sai da água ressurge para uma vida de vitórias Concluímos que a forma correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO.


JESUS FOI BATIZADO ELE É O NOSSO MAIOR EXEMPLO

“Por esse tempo dirigiu-se Jesus da Galileia para o rio Jordão, a fim de ser batizado por João Batista, Mateus 3:13-17, Marcos 1:9-11 , Lucas 3:21-22. Jesus não precisava se batizar, pois Ele não tinha pecados, o batismo é para o arrependimento dos pecados, então por que Jesus foi batizado ? Jesus foi batizado para servir de exemplo para nós, Ele mesmo disse que devíamos segui-Lo. E logo que Jesus foi batizado veio uma voz do céu que disse: “Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer” Tenho certeza que logo após o seu batismo meu querido irmão e irmã, ainda que não escutemos a voz de Deus, com certeza Deus terá prazer em você também, pois o filho que obedece é o filho que dá prazer ao Pai.
Após este pequeno estudo é impossível que você fique indiferente sobre o BATISMO, vá até o pastor e dê o seu nome ainda hoje em Nome do Senhor Jesus!

Amém


Pr. Afonso Martins Fernandes Neto






Batismo nas Águas - Parte II


1) SIGNIFICADO DO BATISMO?
É uma ordenança para a Igreja, instituída por Cristo e pelos apóstolos.
O Batismo é a identificação com Cristo em :
a- Sua Morte Timóteo 6:3-5, 11
b- Seu sepultamento Col 2:12
c- Sua ressurreição Col 3:1 e Rom 6:4,5

2) QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA ‘BATISMO’?
Significa “ mergulhar, submergir, imergir” Marcos 1:5, Jo 1:33, Atos 8:36-39
3) QUAL É O OBJETIVO DO BATISMO ?
Dar testemunho público perante a Igreja e o mundo, de nosso caráter cristão, o que nos identifica com Cristo, mediante a conversão, II Cor 5:17, Rom 6:4 , Cl 2:12, Rom 10:9
4) A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS:
a) Jesus ordenou – Mc 16:16

b) Jesus foi batizado – Mt 3:13-17, Mc 1:9, Lc 3:21( JESUS não precisava ser batizado, mas o fez para o nosso exemplo.
c) Os apóstolos o ordenaram, At 2:38,39,41 , At 8:36,38
d) Se a Jesus amamos guardamos o Seus mandamentos – Jo 14:15
e) Validamos nossa fé pela obediência – Tg 2:17,18 ; Jr 7:23 ; Jo 3:5 ; Lc 8:21
5) O BATISMO SALVA?
O batismo em águas NÃO salva ninguém, visto que essa ordenança bíblica é para os salvos, veja :

“ Quem CRÊR e for batizado será salvo” Mc 16:16 , Jesus não disse o inverso :
“ Quem for batizado e crer será salvo” , sendo assim o Batismo é para quem CRÊ no Senhor Jesus.
6) QUEM PODE SER BATIZADO?
Todo crente pode e deve ser batizado. O batismo nas águas é uma parte essencial da obediência, NÃO é uma opção !

Aqueles que recusam o batismo estão vivendo em desobediência à Palavra revelada de Deus.
7) QUANDO SE BATIZAR?
A Igreja no livro de Atos, batizava as pessoas logo após a conversão das pessoas, pois a condição básica é ter nascido de novo, ou seja ter Jesus no coração, ser salvo em Cristo Jesus ! Atualmente, por prudência, as Igrejas preparam os novos convertidos com estudos bíblicos, afim de estarem firmes nas ‘razões da sua fé’ At 2:38 ; 8:36,39.

Os pré-requisitos do batismo são : ARREPENDIMENTO – FÉ – CONFISSÃO
8) QUEM PODE CONDUZIR O BATISMO?
Normalmente é dever do pastor , entretanto na falta dele, um oficial ou até um servo de Deus poderá fazê-lo, desde que saiba corretamente o modo bíblico do Batismo.

9) O BATISMO DE CRIANCINHAS É BÍBLICO?
NÃO É BÍBLICO ! Porque é necessário crer, arrepender-se dos seus pecados e decidir-se por Cristo Jesus , Mt 28:19, e Jesus mesmo ensinou : “ Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino de Deus” , se o reino de Deus é delas , significa que não precisam do batismo para entrar nele. Outro ponto importante é o arrependimento, como uma criança quem nem sabe o que é pecado poderá se arrepender dele ?. Sigamos o exemplo de Jesus, pois quando criança foi apresentado no templo conforme Lc 2:21,22.

10) A PESSOA QUE FOI BATIZADA NA IGREJA CATÓLICA, OU MÓRMONS, OU TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, PRECISAM BATIZAR-SE?
SIM ! Pois estas religiões deturparam a Bíblia Sagrada, e perante Deus o batismo efetuado por elas não é válido !

11) EM QUE NOME É BATIZADO O CRENTE?
No nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Mt 28:19
12)A CERIMÔNIA DO BATISMO É ACOMPANHADA DAS EXPRESSÕES EXTERIORES
:
a) Profissão de Fé – Atos 8:37

b) Oração – Atos 22:16
c) Voto de Consagração – I Ped 3:21

13) QUAL É O MÉTODO ACEITÁVEL DE BATIZAR?
O Pastor e o candidato ao batismo descem as águas juntos. A Igreja estarão louvando e orando a Deus . As vezes o pastor solicita do candidato ao batismo um testemunho público, e o pastor ora seguindo então batizando o candidato.
É bom lembrar que como este Culto é dirigido pelo Espírito Santo, é Ele que direciona tudo.
Muitos são curados e batizados no Espírito Santo, falam em línguas estranhas no momento do batismo. O batismo em águas é também o ato que oficializa o novo crente como membro da Igreja Evangélica .

terça-feira, 9 de junho de 2015

Como Ser Vitorioso!



Texto Bíblico: Josué 1.1-9

A derrota para a Itália na copa de 1982 foi muito triste. Se perder já é ruim, perder quanto se está certo que vai ganhar é muito pior. Quando se acredita que o adversário não tem condições de vencê-lo. Naquele dia o Brasil entrou em um clima de velório. Muitos estavam desconsolados; alguns pareciam não acreditar, outros procuravam uma explicação para derrota e possíveis responsáveis pelo fracasso. Até hoje, quando vejo as cenas daquele jogo sinto uma pontada de tristeza em meu coração. De lá para cá nunca mais conseguimos montar uma seleção tão boa quanto aquela de Zico, Sócrates e Falcão.
Perder é uma experiência muito dura. Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é perder. Nós não gostamos de perder em nenhuma circunstância. Nem em uma Copa do Mundo de Futebol, ou até mesmo em um jogo em que os dois times são formados na hora, dois contra dois, sem goleiro, com dois pedaços de paus marcando o lugar da trave. Nós gostamos de ganhar. Josué não era diferente.
Josué foi um homem especial no meio do povo de Deus. Quando Moisés quis um relato fiel do que a terra prometida possuía, ele foi um dos doze escolhidos para espiar a terra. E dos dois que viram as coisas da perspectiva de Deus, Josué era um deles. De sorte, que quando Moisés morreu, ele foi o sucessor natural de Moisés para conduzir Israel à terra prometida.

Josué havia sido treinado para ser líder de Israel. O que podemos ver no livro de Êxodo no relato da vitória de Israel sobre os amalequitas sob o comando de Josué. Êxodo 17:9-13: Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque, Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.
Sabendo da grande tarefa que estava dando a Josué as palavras de Deus agora são: Deuteronômio 31:7 Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. E, ainda: Deuteronômio 31:23 Ordenou o SENHOR a Josué, filho de Num e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo. Repetidamente, podemos ver que Deus estava sempre encorajando a Josué, pois, o imperativo: “sê forte e corajoso”, das sete vezes que ocorre em toda a Bíblia, apenas em duas ocasiões não se referem a Josué, mas a Salomão.

Após a milagrosa travessia do Jordão e a triunfal vitória sobre Jericó, o que vem pela frente? A cidade de Ai, cidade tão insignificante que Josué destacou apenas três mil homens para conquista-la.

Porém, Israel foi derrotado quando a vitória parecia certa, quando o adversário parecia ser muito mais fraco. O texto que vamos meditar nele nesta ocasião fala da experiência de Josué e Israel diante dessa derrota.
Desse episódio podemos tirar algumas lições que da derrota de Josué para evitar que as mesmas aconteçam nas nossas vidas.

1. A Primeira lição é consulte o Senhor.  
Josué não consultou a Deus ao tomar a decisão de empreender a conquista de Ai. Quantas vezes você já empreendeu alguma coisa e fracassou. A ideia era boa; as condições eram boas; os recursos estavam disponíveis, as chances de dar certo eram muitas, porém, o que você pensava fazer deu errado. Por que? Deus perdeu o poder? Ao longo dos séculos na história o seu poder diminuiu? Ele deixou de lhe amar? Não. Mas você esqueceu de consultar o Senhor, você esqueceu de lhe perguntar qual era a vontade dele para o que você ia fazer e não deu certo. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto de vida, seja na igreja, seja fora dela consulte o seu Senhor que conhece todas as coisas. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1.5.

2. A segunda lição é confiar no Senhor. 
Josué confiou na força do seu exército, ele havia se esquecido que a vitória sobre Jericó não havia vindo pelas forças das armas, nem dos homens de Israel, mas do Senhor. Há uma certa história que reflete a situação de Josué. Conta-se que uma mosca caiu em um copo de leite. Ela começou a se debater a despeito de suas amigas lhe dizerem para desistir. De tanto se debater o leite fez espuma e ela chegou à borda do copo e conseguiu salvar-se. Após essa experiência a mosca caiu novamente em um copo. As suas amigas disseram para ela que nadasse até um canudo próximo e ali encontrasse a possibilidade de salvar-se. Indiferente aos apelos das suas amigas ela continuou a se debater até que exausta afundou e morreu. Ela estava em um copo d’água e por mais que se debatesse não havia fazer espuma. Essa pequena história reflete o que aconteceu com Josué ele confiou na sua experiência anterior, na sua força e fracassou. Ele não confiou no Senhor.

3. A terceira lição é não subestimar os inimigos. 
No episódio em que os espias foram conhecer a terra que Deus havia de dar a Israel o erro cometido pelos dez espias foi de superestimar a força dos inimigos e se esquecer do poder de Deus. Naquela ocasião, Josué não deixou de ver a realidade, mas confiou no poder de Deus. Agora, ele vai na direção contrária, confia na própria força e subestima o inimigo. Quantas vitórias antecipadas não se transformaram em derrota porque subestimamos o inimigo. Golias subestimou Davi e foi vencido. Josué subestimou a Ai e foi derrotado.

Apesar dos exageros que alguns envolvidos no movimento da Batalha espiritual cometem. Não podemos nos esquecer que lutamos com um poder que age sutilmente, nas sombras, sem que percebamos, mas que atua para derrotar o servo de Deus e o povo de Deus para envergonha-lo. Conforme podemos ver em 2 Coríntios 11:14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 1 Ts 2:18 Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho. 2 Ts 2:9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira.

É bem verdade que ele já está derrotado: Romanos 16:20. E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. *Mas ele continua agindo. O Apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios dizia: 2 Coríntios 2:11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.
4. A terceira lição é não subestimar os inimigos. 
Finalmente, obedeça a Deus. Não há nada que agrade mais a Deus do que a obediência. Por mais que você se sacrifique, por mais que você faça, se não for em estrita obediência a Deus você não estará agradando a Deus e não será vitorioso.

Conclusão:


Consultar o Senhor e não confiar nele é inútil. Não confie nas suas forças. O nosso fracasso decorre de acharmos que podemos conseguir por nós mesmos. Por isso confie no Senhor e não nas suas forças e possibilidades.
Não subestime os inimigos. A nossa luta não é contra a carne e o sangue em todas as instâncias da vida, mas contra os principados e potestades e dominadores do mal. Em toda a estrutura da sociedade há um poder maligno que opera e você precisa estar revestido da armadura de Deus para vencer. Efésios 6.10


As 5 Recomendações Para Uma Vida Vitoriosa


O apóstolo Paulo em Fp, diz, "eu não me canso de escrever as mesmas coisas, porque é segurança para vós". Se Paulo não se cansava de escrever sobre as mesmas coisas, que dirá Silas não irá se cansar de repetir...

I Co 16.13-14 "13- Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos. 14- Todas estas coisas sejam feitas com amor". São cinco recomendações do apóstolo Paulo para a poderosa igreja de Corinto, e também é para a poderosa igreja da última hora, que somos nós. Eu queria que você perguntasse as pessoas que vivem com você (seus amigos, parentes, etc): "-Você quer realmente ter uma vida cristã vitoriosa?". É normal que a resposta seja: "-Sim, claro que eu quero!"

Mas eu tenho uma coisa para te dizer: não basta você dizer que quer, não é o bastante. Se tem uma coisa linda no Evangelho, é que ele não é baboseira filosófica, Evangelho não é uma coisa do mundo abstrato, é algo que se torna em atitude prática, algo concreto, real. Não basta você dizer que quer ter uma vida cristã vitoriosa, você só vai demonstrar isso quando você colocar em prática os ensinamentos do Evangelho.

No caso de hoje, existem cinco recomendações que vão fazer de você um cristão vitorioso. A questão, meu amado, é se você está a fim de praticar ou não. A questão é se você está disposto a tomar as atitudes recomendadas por Paulo, ou se você quer jogar fora. Com a Palavra não tem "blá, blá, blá"; ou você pratica (faz o que você sabe que tem que ser feito), ou deixa de lado. Essa é a verdade.

Eu só vou lembrar, porque eu acredito que você já sabe disso.

1° - Vigiai

Existem, pelo menos, três motivos básicos para eu e você vigiarmos. Vigiar é estar atento, apercebido em estado contínuo de alerta. É você ter a percepção das coisas acontecendo. Você deve prestar atenção em tudo o que acontece ao seu redor.

Por que Paulo está dizendo para uma igreja grande como a de Corinto, lá nas considerações finais, vigiai?

a - Por causa da nossa natureza.

Mt 26.41 diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca". Não foi Pedro que disse isso, nem Paulo, não foi deixado para nenhum apóstolo dizer isso não, quem disse isso foi Jesus. E quando Jesus fala alguma coisa é porque está na ordem do absoluto. Ele está dizendo: "preste atenção, fique alerta, acordado, porque a sua natureza é fraca". E não diga que uma coisa é forte quando Jesus diz que é fraca! E todos os que brincam com sua natureza quebram a cara! Não tem crente cheio do Espírito Santo, não tem gigante, não tem oração, nem adianta jejuar muito se você não estiver atento às demandas da sua natureza, para aquilo que atrai a sua natureza. E se você entrar nesse "jogo de sedução", você vai pro 'beleléu', vai fracassar na vida cristã.

A Bíblia manda enfrentar o diabo, a Bíblia diz para você enfrentar as lutas. Mas se você perceber que existe algo que atrai a sua natureza, 'dá no pé'.

1Co 6.18, "Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o próprio corpo".

2Tm 2.22 "Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que com um coração puro, invocam o Senhor".

O testemunho de Deus acerca de Jó, olha um dos segredos de ele ter tido uma vida vitoriosa, quando lá no capítulo um de Jó Deus dá um testemunho a satanás; viste lá o meu servo Jó? Sincero, reto e temente a Deus e que se desviava do mal (Jo 1.8).

Sabe o que é se desviar do mal? É, quando você percebe que algo traz a tona, atrai, a sua natureza, você cair fora. Jó não enfrentava, ele caia fora. A Bíblia só manda você ir embora quando alguma coisa é maior que você. Não brinca com isso não meu irmão. No Antigo Testamento temos a maior demonstração do poder do Espírito Santo de maneira visível na vida de uma pessoa em Sansão. O camarada era tão cheio do Espírito Santo que com uma queixada de jumento botou mil homens pra correr. Trancou portas de cidades, botou fogo na ceara do inimigo, mas ele brincou consigo mesmo, com sua natureza. Ele achou, porque era cheio do Espírito Santo, que podia brincar; e caiu!

Não adianta orar, fazer isso ou aquilo… Se tem algo que atrai sua natureza, sai fora!

Existem três coisas que nos fazem pecar: dinheiro, sexo e poder (são as principais). Para uns os três, para outros uma… Não pense que você é forte, não faça a besteira de achar que pode controlar a ganância. Não brinca quando uma mulher linda estiver 'dando sopa'. Porque você dança sim! Não pense que você sabe lidar com poder, não dá atenção pra esse tipo de pensamento, porque, senão, você se quebra!

Um exemplo bem prático para você entender isso é o seguinte: suponha que para chegar na sua casa existem três caminhos. O do meio é o mais rápido, no da direita e no da esquerda você tem que andar um pouquinho mais, porém chega. Você vai pelo caminho mais rápido (o central). Na primeira quadra aparece a mulher mais linda do bairro (imagine a situação oposta se você que está lendo é uma mulher). Ela vai te atrair sim! Porque este é um princípio fisiológico e biológico que Deus deu a humanidade. (Se você não tem atração pelo sexo oposto podemos orar e jejuar por você). Todos os homens do bairro a paqueram e ela 'nem tá'. Aí você passa e ela diz: "-Psiu! Ei você, lindo!". Você passa reto E diz: "-O sangue de Jesus tem poder!!!!!!!". Ótimo! No segundo dia, você vai pelo mesmo caminho, e ela continua lá, te paquerando... Você não presta atenção novamente. E diz de novo: "-O sangue de Jesus tem poder". Mas no terceiro dia você passa por lá e ela diz: "-Você é um gato. Quando que você vai me dar uma chance?". Daí você nem termina a frase, só diz "-O sangue de Jesus tem...". Na quarta... Você já diz só "-O sangue". Vai pela quinta vez pelo mesmo lugar, a mulher continua lá, e você já não fala nada. Na sexta vez já pergunta o nome.

Tá vendo?! Essa historinha pode não ter muita graça, todavia, é bem assim que acontece. Na primeira vez da um grito, na segunda só fala, na terceira e quarta você nem completa frase, lá pela quinta nem diz mais nada... Na sexta vez pergunta o nome, o telefone, o rg, e tudo mais que lembrar de perguntar.

Isso só acontece quando uma pessoa acha tem "força de vontade" o bastante, quando pensa que é forte. Porque uma pessoa sensata iria por um outro caminho (lembra que ainda tinham a direita e a esquerda?). NÃO BRINCA COM ISSO NÃO!!!!

A falta de juízo tem derrubado gigantes!

Vigiai!

b - Por causa do diabo

Além de termos que lutar contra a nossa natureza pecaminosa, ainda temos o diabo para nos incomodar.

Isso não é brincadeira. Em 1Pe 5.8 "Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;".

Se você pensa que porque é cheio (a) do Espírito Santo pode enfrentar o diabo... Tenho só uma coisinha para te falar: você quebra a cara!

Em Mateus capítulo 4, e, também, em Lucas 4 (principalmente em Lucas); na tentação de Jesus, Ele botou o demônio pra correr. Mas lá no final em Lc 4.33, diz o seguinte: "E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo" (Lc 4.13).Nem a Jesus o diabo parou de tentar!!!! Que diremos nós...

Você pode ter tido grandes vitórias contra o demônio, mas não baixe a guarda!

c - 'Não sabeis a que horas há de vir o vosso Senhor'

Mt 24.42: "Vigiai, porque não sabeis a hora em que há de vir o vosso Senhor". Esteja alerta, a qualquer hora a trombeta vai soar e a igreja vai ser tirada em glória aqui desta Terra. Vocês já viram o cenário, uma falência do sistema econômico mundial, o problema de Israel, tudo está se formando. Todo quadro está sendo desenhado. Tem crente que está vivendo aqui nesta terra como se Cristo nunca fosse voltar. Lc 21.34, diz assim: "E olhai por vós, não aconteça que os vosso corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia". Tome cuidado. Como é que está sua vida? Está no altar? A qualquer hora Cristo vai voltar, e tchauzinho pra esta Terra.

2° - Estai firmes na fé

Preste bem atenção, nós estamos vivendo em uma época de besteirol teológico, de heresias, e de meninices; como nunca houve na história. Querem transtornar o Evangelho e a cruz de Cristo.

Desde aquela época Paulo já estava preocupado... Em 2Co 11.3, Paulo diz: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentimentos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo". Estão querendo reinventar o Evangelho (!).

# Já vi uma história como essa há uns cinco ou seis anos na televisão, agora estão voltando com isso. Um indivíduo dizendo que a vida de Jesus Cristo aqui na terra não valeu nada, dizendo mais, que não era necessário que imitássemos a Cristo, que só deveríamos considerar da ressurreição para frente...

Como é que é??? Se a vida de Jesus aqui neste mundo valesse nada, teríamos que tirar alguns textos da Bíblia. Cl 2.9: "Nele habita corporalmente toda plenitude da divindade".

1Jo 2.6: "Aquele que diz estar com Ele, deve andar como Ele andou". Como Ele andou onde, no céu por acaso? Como Ele andou aqui na Terra! Esse termo andar significa trajetória de vida. Aquele que diz que é um cristão deve ter uma trajetória de vida como a de Jesus aqui na Terra.

1Co 11.1: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo". Paulo imitava a vida de Cristo onde, antes da fundação do mundo? A vida terrena!

E o próprio Jesus diz em Mateus capítulo 7 a partir do versículo 24, até o 27."(24) Todo aquele que escuta as minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha; (25) E desceu a chuva, correram os rios, sopraram os ventos, e a casa não caiu porque estava edificada sobre a rocha. (26) Todo aquele que escuta as minhas palavras e não as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem imprudente que edificou sua casa sobre a areia; (27) E desceu a chuva, correram os rios, sopraram os ventos, e a casa caiu, e foi grande a sua ruína". Que palavras de Jesus são essas, suas palavras aqui na Terra.

# Outra coisa são as revelações pessoais, visões e profecias, acima da revelação da Palavra. Tem crente que quando está na igreja na hora do louvor o fogo cai, e ele tá lá na dele, quietinho. O pastor pregando a palavra, e o indivíduo nem se toca. Aí lá pelo final aparece um irmão no meio da igreja: "-Assim diz o Senhor!!!!!… "… Pronto! "-Ai meu Deus, ai aleluia, agora o Senhor vai falar… "; "-Fala Senhor que o teu servo ouve"… É só mudar a entonação (!). O pastor fica pregando fazendo papel de palhaço??? Sabe… Gente que precisa de elementos transcendentais. Tem gente atrás de profeta, visão e revelação… Há pessoas que pensam que as visões e revelações podem estar acima da Palavra. As visões, revelações e profecias obedecem um princípio, podem ser: pessoais ou para grupos, locais e temporais. Só existe uma revelação universal, que sai ano entra ano é a mesma, a Palavra de Deus! E nenhuma outra revelação é maior que a Palavra.

Preste muita atenção no que falam pra você em nome de Deus. O que existe de pessoas que andam dizendo que Deus disse quando Deus não falou nada, 'não tá no gibi'. O que tem de gente dizendo que está vendo, quando viu 'potroca' nenhuma, não é brincadeira…

E eu vou dizer, no nosso meio têm esquizofrênicos! A esquizofrenia é uma doença, onde a pessoa cria um mundo para si fora da realidade. Tem aquele filme famoso: "Uma mente brilhante", história verídica. Prêmio Nobel de economia de 1994. O cara era esquizofrênico. E tem muita gente que fala o que não vê. E se você não tiver conhecimento da Bíblia, você 'dança'!

Olha irmão, eu só tenho uma maneira pra falar com Deus é através da oração. Mas Deus tem maneiras inimagináveis para falar comigo. Eu não estou menosprezando os dons espirituais, porque eu acredito. Eu creio em visões, em revelações, creio em profecias. Mas isso não é a prioridade, a prioridade é a Palavra de Deus! Eu sei que Deus fala, eu sei que Deus usa, todavia eu não vou atrás disso. Estão fazendo uma inversão de valores… Permaneça na fé, cuidado!

# E mais uma coisa que vem acontecendo. Um evangelho triunfalista. "Você é pobre, você não tem fé"; "Você anda doente… você não tem fé"; "Problemas na sua vida… você não tem fé… ".

Um monte de crente com complexado: "-Meu irmão em vitória, e eu aqui na tribulação… " Já vi gente na televisão pregando isso, é só ligar a tv e assistir (só não vou dizer o nome pra 'quebrar um galho' por ética, é bom não forçar muito senão eu digo). Tem alguma coisa errada aí, alguma coisa não bate com a Bíblia. Jo 16.33: "No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". Não desanime, mas prepare-se porque você vai passar por adversidades. Tem, então, que tirar Fp 4.12,foi Paulo que disse isso não foi joão das quantas, "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância como a padecer necessidade". Teríamos que tirar da Bíblia 2Co 8.1: "A graça que foi dada à igreja da Macedônia. Que em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo. Que da sua profunda pobreza houve abundância de generosidade. O que eu mesmo testifico, porque deram e deram acima do seu poder". Os crentes pobres da Macedônia ajudaram crentes mais pobres da Judéia, isso é prosperidade. Teria que tirar Pv 22.3: "O rico e o pobre se encontraram, e a ambos fez o Senhor". Quem disse que todos serão ricos, quem disse que todos terão tudo nesta Terra, que Evangelho é este? É claro que Jesus dá riqueza, dá tudo em abundância; mas esta não é a prioridade do evangelho.

# Os modismos avalistas… Vou contar aqui quando eu e meu amigo ganhamos uma passagem para ir a Toronto no Canadá. Fomos na famosa Igreja da Unção do Riso, "keep the fire". Ficamos lá uma semana. E no culto começamos a ver que muitos irmãos estavam andando de um jeito que parecia que tinha capeta ficando um no espeto no cara. Muita gente andando na igreja desse jeito. Aí nós perguntamos o que era aquilo… E a resposta foi:"-Irmão, é uma descarga de poder tão grande que para não cair tem que fazer isso". Depois vimos um grupo de alemães, um sujeito com quase dois metros de altura, parecia uma parede, e o tipo estava assim: "-Au, au" Meu amigo, Pr. Jabes, perguntou se era unção de 'hotwailler' ou de pitbull? Eu quase cai, mas não foi pelo poder de Deus, foi de rir mesmo… Eu passei uma semana rindo, do que nós vimos. Um fulano da suprema corte dos Estados Unidos, foi derrubado umas dez vezes (mais ou menos). Modismos… As pessoas se pegam a isso e fazem de verdades do evangelho coisas secundárias. Culto do dente de ouro (!), não tenho nada contra, Jesus pode dar dente de ouro pra quem ele quiser. Culto do emagrecimento (!). Qual é o objetivo disso, qual é a moral disso? "Vamos agora para o culto do cair pelo poder de Deus"… Eu não tenho nada a ver com isso. Jesus pode derrubar quem ele quiser, o Espírito Santo pode derrubar quem ele quiser que não é problema meu. Eu não discuto isso, eu discuto a prioridade disso. Agora, por que fazer culto para dar ênfase ao que não precisa?

Era sobre isso que Paulo estava falando: "fica firme na fé, cuidado que vai ter besteira".

Deus não tem que seguir padrões. Ele faz o que ele bem quiser. Se Deus quiser colar um cara na parede e fazer ele andar igual lagartixa, não é problema meu! Meu problema não é esse, meu problema é dar ênfase à coisa errada.

# Outro exemplo… É o Evangelho sem renuncia.

"Venha, deixe a grana e você faz o que quiser da vida" (!). Aí vai uma pessoa:

"-Pastor eu estou com um problem… "

"Pss… Calada! Eu não quero saber!"

"-Mas é com a minha família… "

"Pss… Quieta! Cala boca minha irmã, Deus te abençoe."

Estão falando de um evangelho que não transforma, que não muda, que não liberta.

Só não vou dizer o nome de uma perua que anda fazendo programa de tv por uma questão de justiça, pra não ter que dar direito de resposta. Essa mulher vive dizendo: "Eu sou de Jesus, sou de Jesus", num programa imoral e indecente. Eu já andava atrás do pastor dela a muito tempo, adivinha com quem eu encontro o pastor dela: com Jabes de Alencar (aquele que foi comigo a Toronto). Aí encontramos o pastor dela e o Jabes disse pra deixar com ele… Aí o Jabes pergunta: "- Como é que está a irmã fulana, como é que está a diaconisa fulana?" Para você ver, chamam a criatura de diaconisa… Essa perua maluca que faz programa de madrugada aí. Aí o pastor dela responde: "-É né, tem que entender essas pessoas tem uma vida que… tem que ver que não é fácil largar… "

Persevere na fé de Jesus!

3° - Portai-vos varonilmente

Não corra, não tenha medo; mas prepare-se para a oposição. A coisa vai ficar negra pro teu lado cara. Você deverá ter um porte de herói. Herói é aquele que tem atitudes diferentes da maioria, é aquele que enfrenta situações que ninguém enfrenta, é quem não corre quando todos os outros correm.

Meu irmão prepare-se para a oposição do diabo. Não é à toa que Paulo diz em Ef 6.10-11: "(10) No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. (11) Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo".

Te prepara para a oposição dos homens. Da tua família, dos teus amigos, dos falsos cristãos e dos inimigos. Sabe, o camarada pode ser tudo na vida. Pode ser hare-krishna, ateu, macumbeiro; pode ser o que for, ninguém dá importância. É só virar crente que começa a perseguição. Onde você trabalha, por exemplo, você pode dizer o que quiser que não se importam, é só você colocar o pé lá dentro dizendo que é crente já vão cair em cima de você: "-Há, há, há, vai dar dinheiro pro pastor, que otário, mané!".

E prepare-se para a oposição do mundo, que é o sistema dominado e dirigido pelo diabo. Um sistema que impõe normas e quando você se diz contra elas, te rotulam de preconceituoso.

Tem também a oposição da sua natureza, Paulo fala sobre isso em Gl 5.16-17: "(16) Digo porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. (17) Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis".

Uma vez eu ouvi um pastor dizer: "-Irmãos, o mundo não tem, nada para nós". Coitadinho, vou chamar um psiquiatra para ver um tratamento… O mundo não tem nada para minha vida espiritual nem para minha vida eterna, mas para minha carne… É uma guerra irmãos. O Evangelho tem não, não pode, não faça. O que todo mundo faz você não pode fazer.

Há, também a oposição das lutas da vida, 2Co 4.8-9: "(8) Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; (9) perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;". Frente às batalhas da vida você deverá ter porte heróico. 2Tm 3.11-12: "(11) perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou. (12) E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições".

1Pe 4.12-14: "(12) Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; (13) mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. (14) Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus".

Você não foi feito para ser covarde, você não foi feito para fugir.

4° - Fortalecei-vos

Você quer ser forte? Não tem 'receita mágica'. Talvez você já tenha ouvido umas oitocentas vezes o que eu vou dizer agora. Talvez alguns que tem mais tempo de fé possam dizer: "Eu já ouvi isso umas três mil vezes". Então, agora, são três mil e uma. Se você quiser ser forte, eu não posso inventar um jeito no evangelho, só tem uma maneira: ame a Palavra de Deus!

Irmãos, o diabo quer tirar a Palavra da igreja, da família, do jovem, enfim, de todos. Eu gosto de louvor, eu gosto de adoração; mas nós não podemos perder o tempo e o espaço da Palavra. Só existe um modo de fortalecer-se, é através da leitura da Palavra! Ame a Palavra, leia a Palavra, busque a Palavra e medite nela!

Tem gente que passa três, quatro horas na internet; e não passa nem meia-hora com a Palavra. Há pessoas que ficam três ou quatro horas vendo filmes; mas não são capazes de dedicar nem meia hora do seu tempo ao estudo da Palavra. Que tipo de crente é esse, que tipo de vida cristã é esta onde a Palavra não tem prioridade?!

Sl 199.105, 116-117, 130, 140:

"(105) Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz, para o meu caminho.

(116)Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. (117) Sustenta-me, e serei salvo e de contínuo me alegrarei nos teus estatutos. (130)A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices. (140)A tua palavra é muito pura; por isso, o teu servo a ama.".

Sabe o que é uma vida próspera? Leia o primeiro capítulo do livro dos Salmos:

"(1) Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

(2) Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

(3) Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará."

Estamos sendo coniventes… Nossos filhos ficam horas em frente a uma televisão (ou na internet), e nós não fazemos nada?! Eu não estou falando dos filhos dos outros, estou falando da minha casa. Daí as coisas acontecem em nossos lares e nós ficamos com cara de trouxas perguntando: "-Por que permitiu que isso acontecesse Senhor?" Se não dermos a devida atenção à Palavra; estaremos criando adúlteros, prostitutos, levianos e gente sem compromisso com Deus.

Como é que queremos uma geração forte, uma igreja forte, uma família forte?!

Ou, então, ficam com aquela quiromancia¹ evangélica, que é a história da caixinha de promessas. O nome já diz: caixinha de promessas. Eu vou fazer uma caixinha de 'porretadas' com textos como o de At 13.10: "Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?" Quero ver quem vai comprar?

Você quer ser forte? Ore! 1Ts 5.17: "Orai sem cessar". Ef 6.18: "orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos". Ninguém tem tempo mais para orar, e a verdade é que tem muita gente que nem sabe orar. 99% é para pedir; 0,9% é para agradecer e 0,1% é para adorar. Acabam orando assim: "-Senhor eu quero, então, dá-me Senhor. Abre esta porta porque eu preciso. Dá-te pressa, ouve o teu servo, peço-te Senhor. Dá-me, peço-te de novo Senhor. Abre esta porta. A tua palavra diz que tu dá, então eu quero… Dou-te graças por tudo. Glorificado seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!"… Pede aí meia hora de adoração, em três minutos já acabou a adoração (!). Passam vinte e sete minutos só dizendo: "Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia… " Pior que cd arranhado. 'Aleluia' é adoração. Mas não adianta passar vinte minutos só dizendo aleluia, se não houver expressão de adoração. De nada vai adiantar orar, se não houver gratidão na oração. Como é que queremos vencer e sermos fortes se deixamos a oração de lado?

Estão substituindo a casa de Deus pela casa da irmã fulaninha. Tem gente que não quer ir a igreja, mas vive na casa da irmã 'profeta', com um monte de gente que tem 'revelamento' e não revelação. Mas na casa de Deus não quer aparecer. Sl 27.4-5: "(4) Uma coisa pedi Senhor e a buscarei; que posa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo. (5) Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; por-me-á sobre uma rocha". Nada substitui o lugar da comunhão dos cristãos! A minha casa é a minha casa, a casa da irmã é a casa da irmã; mas o Templo, a casa de Deus é o lugar consagrado e exclusivo para o culto a Deus. Não substitua a igreja por encontros, pela casa dos amigos; vá à casa do Senhor, lá ele falará contigo e te fortalecerá.

Quer ser forte? Jejue! Eu não conheço elemento mais poderoso para controlar a vontade que o jejum. A vontade é uma faculdade da alma que tem o poder de interferir em todas as outras faculdades de um ser, inclusive na consciência. Até na consciência a vontade pode interferir. Vontade é uma coisa que está ligadíssima a nossa natureza. Por exemplo, você se propõe a fazer um jejum da meia-noite até as duas da tarde. Não dá outra, você acorda de manhã e aparece na sua frente o café da manhã do ano. Mas aí você diz: "Hoje não porque eu estou de jejum". Você exercita um controle sobre a sua vontade. Não tomar o café da manhã por causa de um jejum é uma coisa simples, mas é utilíssimo, porque você desenvolve um controle sobre a sua vontade. Aí mais tarde aparece uma coisa que pode acabar com a sua vida, mas o simples fato de não ter tomado café já te dá um controle maior sobre a sua vontade. Então, você diz com mais confiança que não quer, que mesmo estando com vontade de fazer o que é errado, não faz.

Você quer ser forte? Seja cheio do Espírito Santo! Agora, para ser cheio do Espírito Santo, tem que seguir uma lei tanto da física como do mundo espiritual: dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Se você estiver cheio de carnalidade, e de pecado; conseqüentemente estará vazio do Espírito Santo. Para ser cheio do Espírito Santo tem que esvaziar-se, tirar todo o lixo.

Rm 4.20: "E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus". Você quer ser forte mas a coisa está feia, dê glória a Deus. Não sabe o que vai fazer, glorifique a Deus. Senhor a coisa tá difícil, mas ainda assim te glorifico. Quando você abre a boca para glorificar a Deus, o Senhor te fortalece.

E para terminar:

5° - Todas estas coisas sejam feitas com amor!

Espero que tenham gostado!

PS: caso interesse aos irmãos, acredito que o e-mail do pr. Silas seja: silasmalafaia@prsilasmalafaia.com.br