sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os Sete Selos do Apocalipse

APOCALIPSE 5.1-5

INTRODUÇÃO
Um Livro – Este livro é de máxima importância, porque contém a revelação do que Deus determinou para o futuro do mundo e da humanidade. Descreve como o mundo será julgado, bem como o triunfo final de Deus e seu povo sobre Satanás e todo o mal. Quando cada selo é aberto, uma parte do conteúdo do livro é revelada numa visão (Ezequiel 2.9,10).
QUEM ABRIRÁ O LIVRO?
João chorava muito, porque sabia que se não fosse achada uma pessoa digna para abrir o livro, o propósito de Deus, de juízo e de bênçãos para o mundo permaneceria sem cumprimento.
O Cordeiro, como havendo sido morto. Cristo, aparecendo como um cordeiro que leva as marcas de ter sido morto, mostra que Ele ofereceu-se a si mesmo no Calvário para expiar os pecados da raça humana. Significa que a dignidade, poder, autoridade e Vitória de Cristo provêm da sua morte sacrificial na cruz (vv. 9-14).
“Cordeiro” é o símbolo principal para representar Cristo. Cristo julgará os que rejeitaram o seu sacrifício como o Cordeiro de Deus.

ABERTURA DO 1º SELO
Apocalipse 6.1,2

Havendo o Cordeiro aberto um dos selos. O próprio Cristo (Cordeiro) rompe os selos que desvendam os julgamentos devastadores de Deus contra o mundo.
Isso indica que os julgamentos são divinos na sua origem, pois foram entregues às mãos de cristo.
Aberto um dos selos – Alguns intérpretes entendem que o rompimento do primeiro selo    é o início da tribulação de sete anos, e o tempo futuro de sofrimento e Juízos sem precedentes que antecedem a segunda vinda de Cristo à Terra.
Outros crêem que os elos descrevem os últimos três anos e meio da tribulação, frequentemente chamado de “A Grande Tribulação”.
Ainda outros consideram que são o começo do julgamento divino, perto do fim da presente era. Os julgamentos divinos ocorrem em séries sucessivas. A primeira série é a dos Sete Selos; a segunda é a das sete trombetas e a Terceira a da sete taças.
“Ao abrir o primeiro selo, aparece:”
Um cavalo branco – O Cordeiro abre o primeiro selo e a ordem vem do trono de Deus. “Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.” O primeiro cavaleiro avança. Entre os quatros cavaleiros apocalípticos, o primeiro assume uma posição especial. Quem é ele? Muitos pensam que Jesus devido ao cavalo branco, mas essa interpretação é refutada pelos seguintes fatos:

1º- O Senhor Jesus Cristo já revelou-se aqui como “Cordeiro como tinha sido morto”; como cordeiro que abriu os selos.
2º- Somente o Senhor Jesus é digno de abrir os selos, e o selo que ele abre agora e a ordem de Deus fazem avançar esse cavaleiro do cavalo branco.
3º- O cavaleiro do cavalo branco está claramente subordinado à jurisdição de Deus; ele age sob ordens: “vem!” “vai!”.
4º- Além disso, esse primeiro cavaleiro com sua coroa e o cavalo branco nunca poder ser Cristo, porque ao Senhor nunca seguem guerra, fome e morte.

Fica claro, portanto, que nesse primeiro cavalo temos um vulto sinistro, sim, o personagem mais sinistro da história Mundial: o anticristo. O anticristo começará agora, impelido pelo trono de Deus, seu enganoso avanço vitorioso na terra e ninguém pode guerrear com ele.

ABERTURA DO 2º SELO
Apocalipse 6.3,4

Outro cavalo vermelho – O cavalo vermelho e seu cavaleiro representam a guerra e a morte violentas, que Deus permitirá quando trouxer sua ira contra o mundo. (Zacarias 1.8 e 6.2). A tribulação será um período de violência morte e guerra.
A profecia nunca se contradiz. Pelo contrário, ela é uma maravilhosa harmonia! Assim, por exemplo, Isaías e Miquéias fizeram afirmações idênticas sobre o futuro de Sião, como nos últimos tempos o monte do Senhor será elevado e muitos povos afluirão a ele. Vejamos:
* Marcos 13.5-7                                                     * Mateus 24.4-6
* Lucas 21.8-9.
ABERTURA DO 3º SELO
Apocalipse 6. 5,6)

Um cavalo preto – O cavalo preto com seu cavaleiro, simboliza uma grande fome (Jeremias 4.26-28; Lamentações 4.8,9 e 5.10).
Haverá escassez de produtos básicos de sobrevivência, e a carestia será grande, a fome se alastrará por todo o mundo. O “azeite” e o “vinho” referem-se à oliveira e à videira, que não sofrem tanto na seca quanto os cereais. Embora tenha havido fome durante a época da Igreja (Mateus 24.7), esse trecho alude a uma fome específica durante a tribulação.
Mais uma vez seja frisado: se bem que os juízos dos selos sem dúvidas se realizam intercaladamente, João somente pôde descrevê-los um após o outro. Mas os quatros cavaleiros figuradamente trotam juntos pelo mundo, para realizar sua destruição. O cavaleiro do cavalo preto tem uma balança em suas mãos. Isso significa fome. Pois já há muita fome no mundo.
Aí passamos a ter uma noção de como a situação será terrível durante a época anticristã, quando em todo o mundo milhares e milhares de pessoas sofrerão a morte pela fome. Se em tempos antigos o Senhor também não poupou Israel nesse sentido por causa do seu pecado (pois Israel também sofreu fome) quanto menos vai poupar um mundo que se rebela contra ele. Notemos o que diz no Livro de Lamentações 4.9.

OBS: Cevada = alimento para animais;
         Trigo    = alimento para ser humano;
         Denário = um dia de trabalho;
         Azeite    = produto da oliveira (Espírito Santo);
         Vinho    = produto da videira – uva (sangue).

ABERTURA DO 4º SELO
Apocalipse 6.7,8

Um cavalo amarelo – O cavalo amarelo ou pálido e seu cavaleiro que se chama Morte simbolizam uma escalada de guerra terrível, também de fome, morte, pragas, enfermidades e das feras perigosas. Esse julgamento será terrível que uma quarta parte da raça humana será morta.
Esse quarto cavaleiro quase não precisa ser explicado. Ele recolhe uma grande e terrível colheita. O anticristo realmente é o coveiro do mundo, trará ao mundo morte e destruição. A morte não é um ser pessoal, mas o salário do pecado, conforme Romanos 6.23.
Aqui ela é representada como cavaleiro sobre o cavalo amarelo (ou descorado: a cor dos cadáveres). Ela arrasta atrás de si o inferno.

ABERTURA DO 5º SELO
Apocalipse 6.9-11

Quando é aberto o quinto selo, João vê o que está acontecendo no céu. Os “mortos por amor à Palavra de Deus” são os que foram martirizados por sua fé em Cristo e pela verdade da sua palavra.

1º- A eles foi dito que tivessem paciência, porque muitos outros ainda morreriam pela sua fé em Cristo.
2º- O período da tribulação será um tempo terrível de perseguições para quem crer no Evangelho e permanecer fiel a Deus e à sua Palavra.

ABERTURA DO 6º SELO
Apocalipse 6.12 – 7.1-17


Houve um grande tremor de terra. Os juízos catastróficos de Deus, descritos aqui abrangem terremotos físicos no mundo, comoções cósmicas, densas trevas e terror para os habitantes da terra. Isso ainda não é o fim da tribulação, vem ainda o sétimo selo.
Todos os que não foram arrebatados da terra para encontrar o Senhor nos ares, experimentarão pavor e desespero ao procurarem fugir para esconder-se.

ABERTURA DO 7º SELO
Apocalipse 8.1-6

Aqui começa outra etapa de julgamento.

Veremos na próxima seqüência de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário