quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ENVOLVIDO X COMPROMETIDO
TEXTO BÍBLICO: Mt. 15.8 e Jl 2.13


Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes (Mt 15.8; Jl 2.13).

Na vida o ser humano se envolve ou se compromete com uma série de coisas, podemos nos envolver com pessoas e grupos sociais, como também nos comprometer com elas, existe uma imensidão de fatores que nos levam tanto a nos envolver como nos comprometer, por outro lado no sentido espiritual acontece o mesmo, as escrituras nos dão prova disso, que certamente veremos no decorrer desse estudo. Devemos entender em que situação uma pessoa está envolvida ou comprometida com determinada coisa. Mediante esse comentário quero focar sobre Neemias um homem comprometido em três aspectos.

Significados

Envolvimento: Sem compromisso não implica responsabilidade. A pessoa apenas se envolve e não tem nada a ver, a qualquer momento deixa de se envolver, embora isso não signifique que o envolvido não seja responsabilizado, a envoltura é superficial. 

Comprometimento: Envolve algo mais sério, além de envolvido ainda está intrinsecamente ligado de forma mais direta, seja com a família, o bem estar dos seus semelhantes, trabalho, Igreja e na obra de Deus. Necessitamos de empenho e obrigação.

ü  Envolvidos  X Comprometidos

Envolvimento e comprometimento não se dizem respeito somente as questões espirituais, mas em todos os significados da vida. Na nossa convivência e relações humanas devemos estar envolvidos e comprometidos com as demandas sociais, provendo o melhor para os nossos semelhantes, pois para isso fomos posto no mundo. As escrituras apresentam vários personagens não somente envolvidos, mas, totalmente comprometidos com o reino de Deus, eles levaram a sério todas as suas ações e atitudes, mas para isso o amor deve estar em ação. Imprescindivelmente devemos entender até que ponto você está comprometido com Deus e a sua obra, os comprometidos contagiam outras pessoas para o compromisso, enquanto aqueles simplesmente envolvidos não fazem nenhum esforço e ainda afastam os que querem ter compromisso. Os verdadeiros comprometidos têm garra e determinação, eles fazem a diferença, tanto no compromisso com Deus, quanto com as questões socais (Ne).

ü  II. Os três compromissos de Neemias

1. Deus. Neemias era um servo compromissado com Deus, compreendia que nada podia fazer sem a sua direção (Ne 1.5,6);

2. Questões sócias da sua terra. Ao saber das noticias que a sua região estava na miséria tomou decisões importantes de restaurá-la (Ne 1.1-4);

3. O Rei. Neemias era um copeiro do rei e para tomar tal decisão seria necessário levar ao seu conhecimento para que tivesse permissão, mas não foi preciso, porque o semblante de Neemias denunciara alguma preocupação e isso chamou a atenção do rei (Ne 2.1-7). Nenhum Cristão deve levar uma vida sem compromisso.

ü  III. O comprometimento na obra de Deus

1. O comprometimento com a obra de Deus implica espontaneidade, vontade de servir melhor (Cl 3.23), sobretudo a pré-disposição em sacrificar a própria vida pela obra (At 20.24; Fp 1.21; Rm 8.35; 2 Co 4.16).

2. Empenhado com crescimento do reino de Deus, desenvolver a obra, cooperar financeiramente, tudo isso é uma obrigação de todos quanto estiverem comprometidos. Infelizmente existem muitos cristãos meramente envolvidos, a falta de comprometimento acarreta sérios problemas, entretanto o nosso dever é influenciar com atitudes que estimulem aos outros a serem comprometidos.

3. Resultado do compromisso. Os comprometidos se alegram em ver o resultado do seu empenho, pois nada mais prazeroso do que ter um resultado satisfatório dos nossos esforços, seja na vida secular ou espiritual, principalmente quando perpetramos para Deus.

Exemplos de envolvidos x comprometidos: Pessoas envolvidas e comprometidas;

ü  Ló estava envolvido, enquanto Abraão estava comprometido (Gn 13.7-9);

·        1  SUBIU, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló.
·        2  E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.
·        3  E fez as suas jornadas do sul até Betel, até ao lugar onde a princípio estivera a sua tenda, entre Betel e Ai;
·        4  Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do SENHOR.
·        5  E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
·        6  E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
·        Abrão e Ló separam-se
·        7  E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
·        8  E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
·        9  Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
·        10  E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
·        11  Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.

ü  Os dez espias estavam apenas envolvidos, Josué e Calebe, comprometidos (Nm 13.27-39 e 14.6-9).

·        27  E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
·        28  O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
·        29  Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
·        30  Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
·        31  Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
·        32  E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
·        33  Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.


ü  Os envolvidos não têm responsabilidade, desistem diante das dificuldades; Os envolvidos não veem como os comprometidos, Geasi e Elizeu (2 Rs 6.15-17);

·        15  Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
·        16  Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
·        17  E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.


ü  Os irmãos de Davi estavam envolvidos numa batalha, mas não tinham coragem de lutar, Davi estava comprometido e desafiou gigante (I Sm 17.23.46);

·        23  E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
·        24  Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
·        25  E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel.
·        26  Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?
·        27  E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.
·        28  E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
·        29  Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
·        30  E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
·        31  E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
·        Davi dispõe-se a pelejar contra o gigante
·        32  E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.


ü  Os comprometidos pelejam até o fim sem se intimidar enfrentando qualquer situação. Neemias, comprometido com a restauração da sua terra não se intimidou com as ameaças dos seus inimigos (Ne 6.3,9);

·        3  Também havia quem dizia: As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas empenhamos, para tomarmos trigo nesta fome.
·        4  Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas.
·        5  Agora, pois, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos como seus filhos; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem servos; e até algumas de nossas filhas são tão sujeitas, que já não estão no poder de nossas mãos; e outros têm as nossas terras e as nossas vinhas.
·        6  Ouvindo eu, pois, o seu clamor, e estas palavras, muito me indignei.
·        7  E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembléia.
·        8  E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às nações, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis a vossos irmãos, ou vender-se-iam a nós? Então se calaram, e não acharam que responder.
·        9  Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não andaríeis no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio das nações, os nossos inimigos?

ü  A mulher de Ló estava apenas envolvida no episódio da vida do seu marido, enquanto Jó estava comprometido e totalmente decidido (Jó 13.15);

·        15  Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.


ü  Somente 300 homens de Gideão estavam comprometidos, o restante estavam envolvidos (Jz 7.1-7);

·        ENTÃO Jerubaal (que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele havia, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que tinha o arraial dos midianitas para o norte, no vale, perto do outeiro de Moré.
·        E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
·        Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
·        E disse o SENHOR a Gideão: Ainda há muito povo; faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, daquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém de todo aquele, de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá.
·        E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.
·        E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
·        E disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas vos livrarei, e darei os midianitas na tua mão; portanto, todos os demais se retirem, cada um ao seu lugar.


ü  Judas estava envolvido, porém os demais discípulos estavam comprometidos (Mt. 27.3-5; Mt 26.75;)

·        3  Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
·        4  Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
·        5  E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.

·        75  E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.

e tantos outros que poderíamos citar, entretanto devemos nos encorajar através dos exemplos dos que se comprometeram.

Queridos, nos comprometemos com a obra do Senhor em todos os aspectos, pois quem se empenha com afinco colherão os bons frutos (Gl 6.7), e colhe de acordo com a quantidade do que planta (2 Co 9.6), o que contribui, contribua com alegria (2 Co 9.7-10) “para que em tudo enriqueçais para toda beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus” (2 Co 9.11).O envolvimento apenas não traz resultados, onde vale salientarmos que Deus nos escolhera para dar frutos, e este, permanecer (Jo 15.16). Continuem comprometidos com a obra de Deus, pois este te recompensará.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário